domingo, 7 de outubro de 2007

Resenha sobre Sedentarismo

Tema: O Sedentarismo em idosos que não praticam exercícios físicos.


Foi escolhido o tema acima pelo interesse dos textos em informar a população do índice crescente do sedentarismo, não apenas em jovens, mas também em idosos e a falta de exercícios físicos que precipita as doenças degenerativas dos mesmos.


Resumo dos textos


Segundo Cláudia Collucci, estudo inédito feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostra que a metade dos brasileiros não pratica atividade física. O levantamento realizado pela Datafolha e que foi divulgado pelo Congresso Brasileiro de Cardiologia, demonstra que o índice de sedentarismo cresce conforme a pessoa envelhece, dos 18 aos 24 anos, dos 25 aos 44 anos, aumentando gradualmente em 50%, dos 45 aos 59 anos, e finalmente, os idosos de 60 a 70 anos, que chegam a 57% dos que levam uma vida sedentária.

Na Folha de São Paulo de novembro de 2006, Tatiana Diniz explica que vivemos em uma época de cosméticos que prometem apagar os traços da idade com pílulas que sugerem a retomada do vigor sexual e de cirurgias que esculpem corpos e rostos, chegando a deixar de lado o principal fato que leva o sedentarismo e as doenças da velhice: a falta de exercícios físicos.

Praticar exercícios físicos regularmente pode ser uma alternativa para melhorar a memória e ajudar a retardar o aparecimento de problemas associados ao envelhecimento, segundo informou Bruno Lima, da Folha de São Paulo. Com o sedentarismo, quem não faz atividade física perde gradativamente a força muscular e a flexibilidade ao avançar da idade, conseqüentemente, corre mais risco de desenvolver doenças como osteoporose e artrose. Mesmo para quem foi sedentário durante toda a vida, nunca é tarde para começar, os benefícios dos exercícios são perceptíveis: as articulações se tornam mais lubrificadas e ganha-se mais mobilidade nas tarefas cotidianas.



Conclusão



Mesmo tendo índices altíssimos de sedentarismo por parte dos idosos em nosso país, pode-ser concluir que os mesmos, muitos estão fazendo a sua parte e acreditando que seus corpos ainda precisam de carga pesada e esforços físicos nos exercícios, para uma melhora no estilo de vida e a diminuição de doenças que assolam a população idosa como artrose ou osteoporose. Mas que muitos ainda recorrem à estética medicinal e a farmacologia, para melhorarem seus corpos e esquecendo do principal: tem que suar a camisa..



Referências bibliográficas



Folha de São Paulo - cotidiano - Metade dos brasileiros é sedentária, diz pesquisa – Domingo, 9 de Setembro de 2007.



Folha de São Paulo - equilíbrio - Especialistas comentam 15 práticas que prometem combater envelhecimento - Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006.



Folha de São Paulo - equilíbrio - Exercícios melhoram a vida de idosos – Domingo, 4 de Agosto de 2002.

Nenhum comentário: