domingo, 7 de outubro de 2007

Oportunidades de desenvolvimento, realização pessoal e bem-estar do indivíduo em todo curso de sua vida.

O envelhecimento é um processo natural da vida, seja ela humana, anfíbia, microbiótica ou qualquer tipo de organismo vivo desse planeta.

Precisa ser encarado de frente não como uma derrota, e sim como uma vitória por um indivíduo ter alcançado um status que outros antepassados não conseguiram atingir.

A partir do momento que o corpo envelhece, ele nessecita obrigatoriamante de carga para que não se deixe entregar para os problemas fisiológicos que o tempo irá apresentar com o passar dos anos.

A falta de atividade física ou até mesmo atividades de vida diárias, acarretam facilmente ao desenvolvimento de doenças cronico degenerativas, favorecendo também, maus hábitos como o tabagismo e o álcool, cada vez mais comuns entre os idosos.

Devido a este tipo de pensamento, a população idosa deve se conscientizar que precisa ter “esforços” físicos durante seu dia-a-dia, como subir e descer escadas mais frequentemente; não deixar que terceiros carreguem suas sacolas de supermercado e não se deixar entregar ao sedentarismo, como caminhar menos e participar pouco de atividades em grupos com outros idosos. Lógico, que isso tudo dentro dos padrões do que é ter “esforço” com mais de 60 anos.

Já que é de bem estar físico essa ocupação obrigatória, também ajuda sendo de bem-estar psicológico para todo o curso de sua vida, proporcionando assim uma realização pessoal de cada um.

Há diversos programas do governo para a população idosa, como a ginástica da terceira idade, que é frequentemente aplicada em parques juntamente com as oficinas de arte de pintura e música.

Para uma aplicação desse exemplo no dia-a-dia, mais pessoas deveriam participar dos programas da saúde dos idosos, para afim proporcionar também não só um bem estar físico e mental dos idosos, mas sim, um bem estar físico, social, cultural e coletivo de toda uma população.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia Nicolas
já que vc implorou pela minha colaboração, lá vai a minha idéia. seria legal colocar um campo de eventos ou informativos relacionados a fisiogeronto, daí fica disponivel para quem tiver interesse de participar ou quem souber de algum eventos que nos interesse.
e claro o tira dúvidas,e incluiriamos a profª Aline e a profªFernanda para esclarecer.

Fernanda C.