domingo, 7 de outubro de 2007

Envelhecimento populacional

O avanço da farmacologia, da medicina e principalmente da fisioterapia, contribuiu para um envelhecimento populacional, já que o Brasil tende a se transformar em um dos países com maior população idosa do mundo.

O envelhecimento da população brasileira se dá ao devido aumento da expectativa de vida, ao avanço em saneamento básico, atenção para com a saúde, à redução da taxa de mortalidade e também a taxa de natalidade. Estamos virando uma população idosa.

O surgimento mais frequente de doenças cronico-degenerativas, exigiu com que as áreas da saúde avançassem para um elevado grau de experiência para com o idoso, ficando assim, um baixo grau de letalidade.

O aumento de autonomia e independência por parte da população idosa, já que a mesma a muito sofre por preconceitos e desagrado, fez com que os idosos lutassem por uma melhora de vida.

Infelizmente em parte social há muito o que ser mudado. Como o caso de pessoas que não respeitam o idoso em filas de banco e acento exclusivo em transportes coletivos.

Mas ainda há atitudes corretas e que beneficiam muito o idoso, como o PSF ( Programa da Saúde da Família), que ajuda muito esse tipo de população levando profissionais qualificados até a casa de idosos que não tem acesso a hospitais ou postos de saúde.

No lugar de alguma autoridade, seria correto introduzir o fisioterapeuta no PSF, para que o profissional pudesse, junto com uma equipe, alterar o padrão de vida inadequado de um idoso ou simplesmente melhora-lo.

Nenhum comentário: