domingo, 7 de outubro de 2007

Redes Sociais e o papel do fisioterapeuta

Foi esclarecido que a importância das redes sociais no processo de envelhecimento se dá devido a interação dos indivíduos que podem não se conhecer, mas estão interligados e seus laços são diferenciados.

Laços fortes, que melhoram a relação entre essas pessoas , apoiando em solidariedade com contatos próximos de indivíduo para indivíduo, caracterizando um contato extremamente pessoal, e laços fracos, que possuem um menor contato pessoal como vizinhos de apartamento, amigos virtuais e colegas de trabalho.

A família acaba sendo uma rede social importante para o idoso, garantindo apoio a problemas com o envelhecimento e sendo crucial para a evitação da institucionalização do idoso, sendo esta importância reconhecida pelas políticas públicas, que responsabilizam a família pelos cuidados ao idoso. O apoio social é um instrumento valioso que vem sendo utilizado pelas políticas sociais do envelhecimento.

Mas mesmo a família cuidando ou não cuidando do idoso, é necessário que o mesmo seja ingressado em redes sociais para a criação de novos valores, maneiras de pensar e agir, favorecer seus relacionamentos sociais e proporcionar uma melhor qualidade de vida, podendo conversar com amigos e profissionais sobre seus problemas pessoais e de saúde.

A demanda pela fisioterapia estatisticamente deve melhorar muito, já que no Brasil, mais especificamente em São Paulo, a população idosa cresceu mais de 50%.

O fato crucial para o fisioterapeuta se destacar como o profissional do futuro é que, além de se preocupar com o bem estar físico e mental em uma reabilitação, ele trabalha também com a prevenção, e o que se anda mais falando hoje em dia é na obtenção da saúde.

Nenhum comentário: