sábado, 27 de março de 2010

Postura não é só coluna

Postura é o resultado da perfeita união das articulações do nosso corpo atuando para fornecer nosso equilíbrio no espaço, uma entidade formada em conjunto com o sistema nervoso e os músculos. Embora muitas pessoas achem que postura seria só o conjunto ditado pela coluna vertebral, esta também é parte primordial e essencial da postura por que irá determinar sob diversas influências a direção dos membros superiores e inferiores. A postura bípede do homem é extremamente eficaz e constitui o mecanismo antigravitacional mais econômico por que gastamos pouca energia para nos mantermos em pé, usando um pouco de cada músculo e criando nossa própria postura.
Em um indivíduo, ocorrem informações entre o sistema nervoso e o cérebro, provenientes de três fontes para o equilíbrio do corpo no espaço a sua volta, seja em pé, sentado ou em movimento. Informações providas dos olhos, ouvidos, músculos, articulações, ligamentos e tendões. Nesses quatro últimos citados, existem receptores que informam uma estrutura chamada cerebelo, para depois então, informar o cérebro o grau de tensão a que cada um está sendo submetido e depois retransmitem essa informação de volta para os mesmos músculos, articulações, ligamentos e tendões, fazendo com que nos equilibramos conscientemente ou inconscientemente.
Graças a esses receptores, se fecharmos nossos olhos ou tampássemos nossos ouvidos e realizássemos um movimento, perceberíamos perfeitamente a nossa posição no espaço em que nos localizamos. Quando temos distúrbios posturais, como exemplo as hiperlordoses (o famoso bumbum empinado ou o pescoço de ganso) e escolioses ou alterações no comprimento dos membros, esses receptores vão se acomodando ao longo do tempo, devido a uma influência imposta pelo meio externo, e quando menos esperarmos, nossos músculos e articulações estão devidamente desalinhados pra o padrão normal do ser humano. O profissional fisioterapeuta interage com técnicas que, além de dar melhor condição aos músculos muito fracos e tirar a tensão dos músculos muito fortes, interfere nesses receptores a fim de reeducar o “formato” de um indivíduo.
Por essa e outras razões, a Fisioterapia é muito eficaz em sua conduta no tratamento das alterações posturais. Não podemos simplesmente ir para uma academia com o intuito de fortalecer o que está fraco ou alongar o que está muito forte. Os músculos possuem pontos diferentes de fixação nos ossos, portanto, se usarmos como exemplo qualquer grupo muscular que contenha quatro músculos que realizam juntos uma determinada função, um ou mais deles consegue realizar uma função completamente diferente e se fortalecidos igualmente podem não dar resultado significativo no tratamento do paciente.
É preciso ficar atento a esses detalhes, e é por isso que uma avaliação fisioterapêutica é indispensável em pessoas com alterações posturais a fim de realizar fortalecimento muscular em academias. Pessoas com alterações na postura devem procurar o profissional fisioterapeuta para uma avaliação postural seguida de uma intervenção terapêutica apropriada para sua condição.

Nenhum comentário: