quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Os benefícios da Fisioterapia no período gestacional

A gravidez é um estado delicado e maravilhoso de nirvana na vida de toda mulher. Por ser o período mais rico e intenso de vivências emocionais e que por si só traz, para o relacionamento familiar, novas atitudes e responsabilidades, percebemos como é fundamental o equilíbrio da mente e do corpo saudável para a gestante.
Pensando nisso, a Fisioterapia começou sua atuação na gestação visando promover a saúde física e emocional da gestante reconhecendo e tratando alterações durante todo o período gestacional. A Fisioterapia também é uma grande aliada para facilitar o parto evitando complicações.
O objetivo do tratamento é prevenir quaisquer tipos de dores, alterações no assoalho pélvico (músculos localizados na região inferior do púbis), melhorar o controle respiratório facilitando o trabalho de parto, diminuir a ansiedade e o stress e proporcionar um parto mais participativo e humanizado. A Fisioterapia conscientiza a grávida sobre suas alterações fisiológicas (alterações normais do corpo) orientando a postura mais adequada durante suas atividades diárias e amamentação sendo realizada em gestantes de baixo risco e com acompanhamento médico.
O tratamento é indicado a partir do terceiro mês de gestação e pode ir até o último. São realizados trabalhos de postura, exercícios perineais, treino respiratório, alongamentos e fortalecimentos de músculos específicos, conscientização corporal, drenagem linfática manual, relaxamento muscular e exercícios para a região do abdome, períneo e pelve.
Com o passar dos meses, o corpo da mulher passa por grandes esforços para adaptar o embrião a placenta em desenvolvimento. A taxa metabólica aumenta juntamente com a frequência cardíaca, as fibras musculares do útero de distendem comprimindo a bexiga e empurrando o diafragma (principal músculo da respiração), o peso das mamas aumenta e a mulher vai alterando seu centro de equilíbrio.
Com a prática de exercícios fisioterapêuticos a gestante se beneficiará com a melhora da circulação sanguínea, melhora do trânsito intestinal, melhora da tonificação muscular e do equilíbrio, melhora da flexibilidade, diminuição da tensão/ansiedade e cansaço, melhora da auto – estima, regularização da respiração, diminuição da pressão arterial, aumento da diurese e melhora do sono.
Hoje existem programas de Fisioterapia voltados para grupos de gestantes trabalhando não apenas o corpo e a mente individual de cada um, mas também o convívio social com todas as gestantes. Procure um serviço fisioterapêutico adequado para promoção de sua saúde e do seu bebê.

Artigo publicado na revista Atual edição nº92/dezembro/2009

Nenhum comentário: