quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O que é L.E.R.?

É a sigla para Lesão por Esforço Repetitivo. É uma doença que acomete mais os membros superiores, causando incapacidade de realizar funções do dia a dia ou no trabalho.
Causada pelo próprio uso excessivo muscular em tarefas que envolvem movimentos repetitivos ou posturas forçadas, também é conhecida como L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo) e por D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).
Com a L.E.R., ocorre o aparecimento das tendinites (inflamação nos tendões) pode ser secundária a outras doenças, como reumatismo, gota, artrose e entre outras, uma vez que estas também representam frequentes lesões causadas por esforço repetitivo.
As lesões inflamatórias causadas por esforços repetitivos já eram conhecidas desde a antiguidade sob outros nomes, mas seu auge começou após a Revolução Industrial onde o trabalho proletariado levou ao uso excessivo das articulações.
Os sintomas na fase inicial costumam ser dor e cansaço no turno do trabalho com melhora dos sintomas em repouso.
Com a evolução da doença, a pessoa apresenta dor e cansaço persistentes mesmo em repouso e pode até ocorrer distúrbios do sono.

Como combater a L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo)?

Se o seu trabalho atual exige movimentos repetitivos e você já percebe sinais de L.E.R., procure um serviço fisioterapêutico para uma avaliação ou uma unidade básica de saúde (UBS) mais próxima.
A recuperação será mais rápida se a L.E.R. for diagnosticada e for tratada nos seus estágios iniciais.
Outro modo importante de combater a LER é dar atenção à ergonomia.
A ergonomia é uma ciência aplicada que se ocupa em projetar e arrumar os objetos que as pessoas usam em seu trabalho tais como cadeira, mesa e computador, a fim de que possamos interagir de modo mais eficiente e seguro com esses objetos.
Tomando os devidos cuidados com a ergonomia do seu ambiente de trabalho ou na sua própria casa, dificilmente essas lesões por esforço repetitivo aparecerão.
Certifique-se que a altura da mesa do computador com a cadeira esteja corretamente posicionada. É presciso que o braço do usuário esteja quase ou totalmente paralelo com o tronco do corpo, evitanto possíveis tensões musculares e tendinosas.
Quasiquer obejetos pesados ou de difícil masuseio precisam estar bem próximos para fácil manipulação, não tendo que, por exemplo, levantar os braços repetidas vezes ou se agachar inapropriadamente.
Procurado um serviço fisioterapêutico e informando o profissional de como se disponibiliza a acomodação dos diversos objetos na sua casa tais como, mesa, cadeira, tapete televisor, computador e entre outros, o profissional poderá passar várias coordenadas para a melhor ergonomia no seu trabalho e no ambiente de sua casa.

Artigo publicado na revista Atual edição nº89/setembro/2009

Nenhum comentário: