quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dor no nervo

Você já deve ter ouvido ou até mesmo falado que quando alguém está com uma região dolorida como braços ou pernas, comumente falamos que é “problema de nervo”. Bem, vamos entender um pouco mais sobre isso.
Os nervos são como espécies de fios condutores de eletricidade, são eles que mandam informações (através do cérebro) para os músculos contraírem e movimentarem nossos ossos e mandam informações para nosso cérebro (através da pele) quando sentimos sensação de quente ou frio, dor ou toque. Resumidamente, os nervos vêm e vão, ou seja, levam a ordem para ocorrer um movimento e trazem para o cérebro as sensações.
Existem dezenas de nervos em cada região do nosso corpo. Cada região recebe um nervo que na verdade se originou em outro lugar, como um nervo que sai da região do pescoço e se estende até a ponto dos nossos dedos, mas para chegar até lá ele teve que percorrer todo um caminho.
Dependendo do grau de compressão de um nervo, por exemplo, um que se origina na região do pescoço e se estende até a ponto dos dedos da mão, ocorrerá diminuição dos movimentos como de pegar e segurar algum objeto. Se a compressão não for tão profunda, uma compressão mais leve, ocorrerá diminuição da sensibilidade dos dedos, sensação de formigamento, dor no mesmo local, dor irradiada (dor sentida em outro local), queimação, dormência e sensação de agulhada. Ao perceber uma região mais fria, é indicativo para compressão de vasos sanguíneos.
Lembremos que, além da compressão, também ocorra apenas irritação do nervo, ou os dois juntos. Essa irritação ou compressão pode ocorrer em locais diferentes do trajeto de um nervo devido a tensão muscular prolongada, alteração da postura ou hérnia de disco.
É preciso que os nervos estejam livres de compressões de quaisquer estruturas que o circundam.
O fisioterapeuta possui técnicas de descompressão e dessensibilização dos nervos acometidos por meio de uso da terapia manual sempre tratando o paciente como um todo e não por seguimento.
Se você sente algum desses sintomas, pode ser sugestivo para compressão ou irritação nervosa e então é preciso procurar um serviço fisioterapêutico para avaliação e tratamentos adequados.

Artigo publicado na revista Atual edição nº89/setembro/2009

Nenhum comentário: