domingo, 22 de agosto de 2010

Descoberta recente questiona: Correr de tênis é errado?

Calma! Não vá pegando seu tênis novo todo sofisticado, moderno, caro e jogando na lata do lixo. Mas, segundo recentes artigos científicos e um estudo antropológico publicado pela revista americana Nature que estariam sendo avaliados em peso por milhares de fisioterapeutas e médicos do mundo inteiro, o tênis faz com que a “pisada” na hora da corrida seja feita de forma errada, confirmando que a biomecânica de corredores descalços é mais eficiente energeticamente e provoca menos impacto articular quando comparado à biomecânica de corredores calçados ou que treinam calçados. Mas vamos entender um pouco mais sobre isso.
A marcha é como chamamos o nosso jeito de andar. É uma atividade caminhando para a extinção em nossa cultura por ter sido substituída por meios de transporte. Ela (marcha – caminhada), se prestarmos bem atenção, é uma série de quedas e recuperações do nosso equilíbrio, ou seja, é um período que ocorre um duplo apoio no chão pelos pés, sendo realizado o primeiro contato com o calcanhar (retro pé) tendo assim uma adequada absorção do impacto. É correto o uso do tênis
A corrida é diferente, proporciona fases ao qual chamamos de “fases aéreas”, onde os dois pés se encontram no ar. Isso ocorre pelo simples mecanismo de propulsão que realizamos na hora da corrida para conseguirmos velocidade. Isso significa que com o tênis ou sem tênis (já que desde criança nossos pais nos ensinaram o uso dele) quando temos o primeiro contato com o chão, este é realizado através do calcanhar como na marcha, mas é errado. A absorção do impacto pelo calcanhar é tão grande que a energia gerada é transmitida através do calcanhar para a tíbia, joelhos e até mesmo pode chegar na pelve e coluna lombar.
Estudos realizados com cidadãos do Quênia (já que esta região do mundo abriga pessoas que não usufruem tanto do tênis como cultura) observaram que na corrida, o apoio no chão é realizado pela borda lateral do pé (ante pé), tendo assim, maior eficiência mecânica na corrida e menos estresse sobre outras articulações. Mas muito ainda está sendo estudado. Que o tênis altera sim o tipo de pisada, isso os estudos comprovam, mas não se pode mudar um vício que é feito desde quando éramos crianças, não jogue fora seus tênis usados para correr para iniciar corridas descalço.
Existem tênis próprios para a corrida que trazem o solado totalmente diferenciado, não possuindo a biqueira elevada como o de costume favorecendo o primeiro contato com o calcanhar, esses tênis específicos para a corrida possuem a biqueira fina e solado mais fino. Além desses estudos, existem artigos comprovando que tênis de preços altíssimos de nada melhoram a performance na corrida. Em periódicos internacionais de pesquisas científicas você encontra este estudo, mas basta digitar no Google e você terá uma prévia do artigo Do you get value for Money when you buy an expensive pair of running shoes? Ou algo como: “Você dá valor para o seu dinheiro quando você compra um par de tênis caro?”

Nenhum comentário: